Como dividir lucros em uma pequena parceria empresarial
dezembro 3, 2021Hello world!
março 9, 2022Antes de abrir um negócio e se estabelecer dentro do mercado empreendedor, alguns passos são vitais.
Os tópicos mais abaixo, portanto, podem servir como orientação para quem está dando seus primeiros passos dentro desse universo.
Além disso, ter esse tipo de conhecimento pode ser uma ótima referência para quem está pensando em traçar um plano de negócios.
- A rotina não será a mesma
Apesar de muitas pessoas pensarem que a vida de um empreendedor é fácil, a rotina desses profissionais muda completamente desde o momento em que começam a trabalhar no novo negócio.
Não ter que trabalhar para outras pessoas e se tornar o próprio chefe tem lá suas vantagens. No entanto, os novos empreendedores precisam saber que a demanda pode aumentar em algumas situações.
Desse modo, é possível que alguns finais de semana e feriados sejam ocupados com coisas relacionadas ao trabalho.
Aliás, essa é uma regra que vale para qualquer momento do negócio e a tendência é aumentar junto com o sucesso.
- É preciso ter um diferencial
Só depois que algumas coisas começam a acontecer como não se esperava, é que alguns empreendedores começam a enxergar que sua empresa pode não estar sozinha no mercado. Especialmente quando sua área de atuação é muito aproveitada.
Por conta disso, é fundamental que o seu serviço tenha algum tipo de diferencial, mesmo que seja pequeno, mas que seja capaz de atrair a atenção do seu público-alvo. Sem isso, é muito difícil alcançar o sucesso e o reconhecimento.
É bastante comum encontrar concorrência no mercado, mas se seu serviço/produto realmente entregar uma solução, com um diferencial (seja no atendimento, preço ou qualquer outra coisa), é bem possível que consiga seu lugar ao sol.
Nesse sentido, o uso de uma técnica de planejamento pode ser muito útil a qualquer empreendedor: a Análise SWOT.
No Brasil a ferramenta é muita conhecida como FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Com ela é possível fazer uma boa análise de ambientes (de dentro e fora da empresa).
Com a análise, logo é possível perceber quais são as forças de sua empresa, suas fraquezas, as oportunidades naquele mercado que entra, bem como as ameaças que podem atrapalhar seu negócio.
- É preciso correr atrás dos clientes
Vale também considerar, que em muitos casos, o público-alvo não é atingido apenas com a qualidade do seu serviço/produto.
Nessa situação, o empreendedor precisa ter algumas técnicas para captar a atenção dos clientes, para que estes consumam a sua marca.
Isso também implica na questão de possuir um diferencial, afinal, os consumidores já são clientes fiéis de outras empresas e precisam, por sua vez, de um incentivo para conhecer outras possibilidades.
As redes sociais acabam sendo uma boa aliada de quem precisa tornar seu negócio conhecido. Inclusive, com preço bem acessível a quem deseja divulgação.
- Administração é fundamental
Na maioria dos casos, trabalhar sozinho em uma empresa não é uma opção. Desse modo, os empreendedores devem contar com a ajuda de pelo menos um funcionário.
No início da jornada, é possível chamar alguns amigos ou familiares para ajudar, mas com o tempo o ideal é contratar outros profissionais.
Fazer o gerenciamento de uma empresa não é uma tarefa fácil e exige que o proprietário tenha alguns conhecimentos, como em marketing, finanças e vendas. Portanto, é importante buscar conhecimento, fazer cursos e se aperfeiçoar. Na própria internet é possível encontrar vários cursos gratuitos.
É interessante também, contar com o suporte de outros profissionais especializados, como o Sebrae por exemplo. Você poderá receber orientações vitais para obtenção do sucesso, seja qual for a sua área.
Fonte: https://folhago.com.br/blogs/guia-do-ex-negativado/empreendedorismo/4-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-abrir-um-negocio/7248/