Use estas 3 dicas de branding para dominar até mesmo os mercados mais saturados
dezembro 1, 20214 coisas vitais que você precisa saber antes de abrir um negócio
janeiro 10, 2022Começar um negócio é um trabalho árduo e às vezes ter uma parceria pode fazer toda a diferença. Se você está pensando em abrir um negócio em sociedade, precisa estar preparado para dividir os lucros. Mas qual é a melhor forma de fazer isso – especialmente se um parceiro contribui com mais horas de trabalho, investe mais dinheiro no negócio ou até mesmo estabelece sua linha de crédito de negócios ?
Aqui está o que você precisa saber para planejar sua estratégia de participação nos lucros em uma pequena parceria empresarial, além de algumas outras etapas para tornar essa parceria bem sucedida.
- Estruture formalmente sua pequena empresa
Antes de tomar qualquer decisão sobre dividir os lucros com seus parceiros de negócios e criar um contrato de parceria para sua pequena empresa, converse com um advogado sobre a melhor forma de estruturar legalmente seu negócio. Se você deseja passar de um modelo de empresa unipessoal para um modelo de parceria, aqui estão algumas opções de estrutura de negócios para você considerar. Duas delas são sociedades gerais e sociedades de responsabilidade limitada. Vejamos ambos.
1.1 Parcerias Gerais
O caminho mais simples é formar uma “parceria geral”, criando formalmente sua empresa, e abrir uma conta bancária no nome da empresa . Essa estrutura pressupõe que todos os lucros, responsabilidades e funções administrativas sejam divididas igualmente entre os sócios. Se a parceria for desigual, como uma proporção de 30-70, você precisará documentar as porcentagens atribuídas a cada parceiro no contrato de parceria (mais sobre isso posteriormente).
1.2 Parcerias de responsabilidade limitada
Outra opção é uma “sociedade de responsabilidade limitada”, também conhecida como SRL. Parceiros profissionais, como advogados ou contadores, são freqüentemente aconselhados a seguir esse caminho, uma vez que protege os proprietários de negócios da responsabilidade pessoal pelas dívidas ou obrigações contraídas pela parceria. Por exemplo, se você tiver um problema de fluxo de caixa e seu negócio falir, nenhum dos parceiros será pessoalmente responsável por quaisquer dívidas aos credores. Outra opção é uma “parceria limitada (LP)” em que um parceiro investe no negócio, mas não o gerencia, deixando essa tarefa para um ou mais dos outros parceiros.
Pesquise essas opções para entender o que faz mais sentido para você. Você pode pedir conselhos a seu consultor financeiro ou advogado sobre isso, especialmente quando chegar a hora de registrar sua empresa como uma entidade do tipo que faça mais sentido para sua realidade.
Decida como você dividirá os lucros
Em uma parceria de negócios, você pode dividir os lucros da maneira que quiser, sob uma condição – todos os parceiros de negócios devem estar de acordo sobre a participação nos lucros. Você pode optar por dividir os lucros igualmente ou cada parceiro pode receber um salário-base diferente e, em seguida, os parceiros dividirão os lucros restantes. A forma como você escolhe estruturar seu acordo de participação nos lucros caberá aos parceiros de negócios decidirem.
Lembre-se, em uma parceria igualitária (50-50), nenhum dos parceiros pode tomar uma decisão sem a aprovação do outro, enquanto na proporção de 51-49, por exemplo, um dos parceiros tem autoridade final.
Se você souber com antecedência que um ou mais parceiros desempenharão apenas um papel secundário nas atividades de geração de renda, você pode concordar em pagar ao parceiro mais ativo um salário mais alto. Outra opção que você tem é pagar aos parceiros apenas pelo trabalho executado com base em taxas predeterminadas para determinados projetos.
O que quer que você decida, é uma boa ideia criar um acordo de participação nos lucros e torná-lo parte de seu acordo de parceria mais amplo. Todos os parceiros devem concordar e assinar, para evitar problemas mais tarde.
Coloque tudo por escrito com um acordo de parceria
Um acordo de parceria é a versão comercial de um acordo pré-nupcial e deve ser concluído antes de você iniciar as operações e quaisquer lucros serem realizados (a divisão dos lucros é uma parte crítica deste processo). Embora um contrato não seja legalmente exigido, ele pode proteger seus interesses pela duração da parceria e também quando, eventualemente, houver a sua dissolução.
Os itens a serem incluídos no contrato incluem o seguinte:
- Divisão de lucros. Isso inclui a divisão de lucros e perdas e como e quando cada parceiro será pago.
- Contribuições para a parceria. Se qualquer um dos parceiros contribuir com algum ativo para o negócio, seja dinheiro, propriedade ou equipamento, você precisará garantir que eles sejam documentados.
- Tomada de decisões de negócios. Que autoridade cada parceiro possui para tomar decisões de negócios? Como você lidará com as disputas? Como você lidará com a dissolução da parceria quando chegar a hora?
- Quem faz o quê? Divida suas funções de gestão e documente-as no acordo. Por exemplo, quem lida com relações com a mídia , folha de pagamento , etc.
Consulte seu advogado e seu contador para desenvolver e formalizar o acordo. Há muitos fatores que exigem consideração ao formar qualquer tipo de parceria e obter aconselhamento jurídico e financeiro agora irá lhe poupar muitos aborrecimentos a longo prazo. Se você ainda não tem um contador, fale com a Caleb e tenha o melhor acompanhamento empresarial.
Revisite o acordo anualmente
Sejamos realistas: a dinâmica empresarial e as relações pessoais mudam. Se sua parceria evoluiu no ano passado ou é provável que mude no próximo ano, é importante que você reveja sua parceria ou acordo de participação nos lucros para refletir essas sutilezas. Se você precisar alterar drasticamente o seu contrato, considere a possibilidade de contratar o seu advogado ou contador para se certificar de que tudo está devidamente documentado.
Planeje uma parceria feliz e lucrativa. Proteger-se antes de iniciar uma parceria comercial é a sua melhor estratégia para garantir que sua sociedade seja feliz.
E não se esqueça… na dúvida, fale com a Caleb! Somos especialistas em te ajudar a obter o melhor do seu negócio.