Diversidades: Inclusão nas organizações Empresariais
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maio 12, 2022Partindo-se do princípio de que o desempenho se reflete no sucesso da própria organização, este deve ser um dos fatores a serem mensurados. Sem avaliação não há controle, com ela podemos monitorar a performance dos gestores e estimular a congruência de objetivos.
Indicadores de desempenho são os elementos do seu plano que expressam o que você deseja alcançar e quando. O indicador deve ser medido por uma razão (geralmente representada por um número) que retrata o progresso do processo como um todo ou em parte.
Grosso modo, os indicadores apresentam os resultados da empresa na forma de índices e percentuais, o que permite uma melhor administração dos pontos críticos.
No entanto, existe uma quantidade enorme de indicadores que variam de acordo com o segmento do negócio, o objetivo final e o prazo que se deseja mensurar. Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos alguns indicadores de desempenho que são vitais para o sucesso de uma empresa. Que falaremos em 2(duas) etapas. Confira!
Percentual de lucratividade
Um dos principais objetivos ao empreender é criar um negócio lucrativo, capaz de pagar todas as contas e ainda gerar lucro aos sócios e investidores. Para fazer essa análise, basta relacionar o lucro e as receitas da empresa. Veja a seguinte equação:
Lucro (%) = lucro líquido / receita total x 100
O percentual ideal varia de acordo com a estratégia de crescimento adotada por cada empresa. Alguns negócios objetivam a liderança por baixo custo, por isso, é natural que a margem de lucro seja inferior. Por outro lado, há quem opte pela estratégia de diferenciação, então as margens são maiores e o volume total é menor.
De todo modo, para otimizar o percentual de lucratividade, faz-se necessário reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e melhor administrar o preço dos produtos (bens ou serviços) vendidos aos clientes. Dessa forma, você terá um indicador saudável e próspero.
Percentual de crescimento trimestral
Crescer é o objetivo de quase todo gestor ou empresário. Mas a verdade é que muitos não mensuram essa evolução — nem sabem o quanto cresceram desde o primeiro dia de trabalho. Com o indicador correto, esse item pode ser mensurado. Entenda como:
Crescimento (%) = (receita total do trimestre atual – receita total do trimestre anterior) / receita total do trimestre anterior x 100
Você pode ter como referência as taxas de crescimento dos concorrentes, do segmento ou mesmo do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Existem modelos de negócio com maior escalabilidade, como as startups.
Para crescer, é indispensável investir em estratégias que aumentem a receita, as margens operacionais e a taxa de conversão de vendas. Independente de como for, mensure o crescimento.
Satisfação e lealdade do cliente
Acompanhar os resultados financeiros é uma coisa, mas como estimar a satisfação e a lealdade dos clientes finais? Para esse cálculo, é comum o uso da métrica Net Promoter Score (NPS), também chamada de “A pergunta definitiva”.
Tudo começa com o seguinte questionamento: “De 0 a 10, sendo 0 o menor e pior valor, o quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar? ”. Clientes com nota de 9 a 10 podem ser classificados como promotores, já aqueles com nota abaixo de 6 são chamados de detratores. Agora, basta usar a seguinte fórmula:
NPS (em pontos) = % promotores – % detratores
O resultado final vai oscilar entre 100 e -100 pontos. Acima de 50 pontos, considera-se o resultado como zona de qualidade, ou seja, boa parte dos clientes estão satisfeitos com a empresa. Abaixo de 0 pontos, tem-se a zona crítica, quando insatisfação e deslealdade predominam.