Se você é empresário já deve ter, com certeza, ouvido ou lido por aí sobre a importância de utilizar a internet para estimular a venda de seus produtos ou serviços, não é mesmo? Isto ocorreu, sobretudo, em razão da pandemia, um fator que impôs ao mundo dos negócios a necessidade de encontrar maneiras de sobreviver apesar do lockdown que, no começo de 2020, ‘obrigou’ os comerciantes a baixarem as portas de suas lojas físicas.
Aqui é preciso fazer um parêntese porque há uma grande diferença entre ter uma plataforma para divulgar seu negócio, informando a história e as demais informações decorrentes como ‘missão, visão e valores’; canais de contato (etc.) e ter, além disso, recursos online que possibilitem aos seus clientes comprar os produtos/serviços que você disponibiliza. Entenda: para vender online, é preciso saber utilizar ou buscar profissionais e empresas que possam fazer este serviço para você por meio das variadas ferramentas tecnológicas disponíveis hoje.
Uma coisa é certa: independente do tipo de produto ou serviço que você oferece, comercializá-lo através da internet nos chamadas market places (espaços virtuais nos quais se oferecem e vendem os mais diversos tipos de produtos) ou outros espaços, é realmente essencial para que ele ‘cresça e apareça’.
Para se ter uma ideia, dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) informam que as expectativas para o e-commerce em 2022 são as melhores: se em 2021 as vendas online atingiram a marca de 19%, este ano (até o momento) a projeção é de que elas continuem crescendo gradativamente e atinjam os 12%. Ainda segundo a mesma entidade, o cenário atual (ainda impulsionado pela pandemia) fez com que as vendas online obtivessem, em 2021, um faturamento de R$ 150,8 bilhões, enquanto que para 2022 o esperado é que este número atinja R$ 169,5 bilhões.
Diante disso, a pergunta essencial é: como entrar e continuar obtendo bons resultados no e-commerce? Pois saiba que para utilizar a internet como ‘ponto comercial’, é preciso que haja, antes, uma boa estratégia. Não importa se suas vendas serão feitas no ‘modelo’ B2B (negócios entre empresas) ou B2C (negócios com o consumidor final): o fato é que uma estratégia comercial precisa ser construída.
Veja a seguir, quais são os passos indicados para que você possa planejar de forma detalhada sua estratégia de vendas online, se você ainda tem dúvidas sobre a importância de destinar recursos para criar esta estratégia saiba que outra pesquisa realizada pelo Agendor (sistema que trabalha com vendas online off-line) informou que 24% dos gestores comerciais que obtiveram resultados ruins nesse quesito não usaram nenhuma ferramenta digital ou, quando o fizeram, a utilizaram de forma errada.
Por isso, fique atento aos passos que o levarão a construir uma boa estratégia de vendas online:
Por fim, saiba que, independente do segmento em que você atua, construir uma boa estratégia de vendas pela internet, seguindo os passos indicados neste texto, também é fundamental para ampliar os fluxos de vendas e os resultados comerciais; favorecer novas negociações e parcerias; estimular a competitividade e melhorar o relacionamento com os consumidores; reduzir custos operacionais e prever indicadores de vendas e receitas.