course2course2course2course2
  • Start
  • How it works
  • Our courses
  • About us
  • Our clients
  • Help center
Buy now
✕

Você investe em PGBL?

  • Home
  • Uncategorized
  • Você investe em PGBL?
MEI: Como a Reforma Tributária pode impactar os microempreendedores?
novembro 17, 2021
Use estas 3 dicas de branding para dominar até mesmo os mercados mais saturados
dezembro 1, 2021
Published by caleb on novembro 22, 2021
Categories
  • Uncategorized
Tags

O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é um tipo de previdência privada.

Neste tipo de aplicação, o investidor faz aportes mensais durante a sua fase da vida economicamente ativa. O montante acumulado, junto com os rendimentos, são retirados ao fim do período pré-estabelecido. Ao fim do prazo, ele pode retirar todo o dinheiro ou receber por partes um valor mensal.

O objetivo da previdência privada é, primeiro, preservar o dinheiro do aplicante e, segundo, fazê-lo render o máximo possível. Por isso, durante os anos de recolhimento, esse capital é aplicado em produtos de renda fixa e variável.

Para entender para quem é mais indicado esse tipo de previdência privada, é necessário entender, antes, quais são as suas particularidades:

Tributação
A forma de tributação é a característica mais marcante do PGBL.

Como dito anteriormente, pessoas que fazem declaração total do Imposto de Renda, recebem o benefício de poder deduzir até 12% da renda bruta tributável das suas contribuições anuais.

Na prática, isso significa que a pessoa pagará menos taxas no IR agora, podendo colocar esse dinheiro para render, voltando para “acertar as contas” só ao fim do período do investimento. Esse processo facilita o acúmulo de capital ao longo dos anos.

Dessa forma, o IR do PGBL incide sobre o valor total acumulado ao fim do prazo de investimento. O do VGBL, por sua vez, incide sobre os rendimentos das aplicações.

Taxas
No PGBL, podem haver cobranças de algumas taxas. A mais comum é a da administração, referente à gestão do patrimônio pela corretora ou assessoria. Ela é estabelecida pela própria empresa.

Existe ainda a taxa de carregamento, que vem sendo extinta. Ela se referia à uma cobrança percentual descontada dos aportes mensais.

Por fim, existe ainda a taxa de performance, que é opcional. Ela é estabelecida no contrato e só é cobrada caso os rendimentos do fundo sejam positivos e ultrapassem o valor de referência. Funciona basicamente como um bônus para o gestor.

Portabilidade de plano
Existe a possibilidade de fazer a transferência do fundo de uma instituição para outra sem que seja cobrada nenhuma taxa. Se você está acostumado com o mercado financeiro, sabe que, na maioria das vezes, não é assim que acontece.

Entretanto, não é possível fazer a transição entre os tipos de planos (trocar de PGBL para VGBL, ou vice-versa), nem entre as formas de tributação (regressiva ou progressiva).

Quando vale a pena investir em PGBL?
Depois de entender melhor o que é PGBL, você já deve ter percebido que esse é um investimento recomendado para quem faz a declaração total do Imposto de Renda, pois nesse caso, há uma vantagem tributária.

Além disso, esse é um investimento para metas de longo prazo. Portanto, mesmo que o objetivo final não seja a aposentadoria, ele pode ser uma boa escolha. Um exemplo pode ser para juntar dinheiro para a faculdade dos filhos.

Desse modo, ele pode estar tanto na carteira de investidores mais agressivos quanto dos mais conservadores. O que pode variar é a porcentagem de capital aplicado em rendas fixas e variáveis.

Sobre isso, vale você saber também que, apesar dessa possibilidade de combinação, a legislação brasileira não permite que um plano de previdência invista mais de 49% do patrimônio líquido em renda variável.

Essa distribuição também é muito influenciada pelo prazo de retirada do montante final. Como são mais voláteis, os investimentos de renda variável são mais recomendados para investidores que se comprometem com períodos maiores — geralmente os mais novos —, pois terão mais tempo para recuperar o capital caso haja alguma perda.

Para investidores mais velhos, que costumam ter um prazo mais apertado para a retirada, é recomendado investir mais em rendas fixas.

E não se esqueça… precisando de assessoria especializada, fale com a Caleb!

Share
1
caleb
caleb

Related posts

junho 5, 2023

Research Paper Assistance – Where To Receive Your Help


Read more
junho 5, 2023

What to Look For in the Best Online Casino Reviews


Read more
junho 4, 2023

Online Slots With Real Money


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUR ADDRESS

Level 13, 2 Elizabeth St,
Melbourne, Victoria 3000,
Australia

OPENING HOURS

Monday – Friday:
8AM — 10PM

Saturday:
9AM — 10PM

CONSULTANT

Kevin Perry

+61 (0) 383 766 284
noreply@envato.com

SOCIAL MEDIA

Facebook
Twitter

© 2023 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress
  • Terms and conditions
  • Privacy policy
  • Cookies
Buy now